Estátua Piraputanga, Portal de Bonito - MS |
Aproximadamente a 4 horas de carro de Campo Grande - MS, muito longe mesmo, a cidade Bonito de bonito mesmo não tem nada, foi o que percebi por volta das 21:00 hrs do dia 15/01/2014 quando cheguei. Depois de 300 e tantos longos km de estrada rodeadas de soja, bois, mato, mato, mato e bois, raramente pudemos flagrar tatus, capivaras e tamanduás bandeira cruzando perigosamente de um lado ao outro da pista, isso quando não os vemos estraçalhados nos acostamento laterais.
A primeira impressão é assustadora, a Pilad Rebuá avenida central é a atração principal da cidade de Bonito e se torna imperceptível quando está vazia e com tempo chuvoso. Já situado no hotel onde fiquei hospedado, a manhã seguinte veio ensolarada e bastante atraente, ao sair pra rua a idéia de uma cidade feia foi se concretizando, a classe social predominante sem dúvida é a classe média-baixa, terrenos baldios mal cuidados, falta de calçadas e por ai vai.
Durante o caminho do meu primeiro passeio foi que pude perceber a verdadeira beleza da cidade, a cada km percorrido as paisagens ficam cada vez mais ricas em relação a fauna e flora local. Não é a toa que Bonito é a capital do eco turismo, situado na antiga Ilha do Padre atualmente Eco Park Porto da Ilha podemos presenciar diversos tipos de pássaros, cachoeiras, bosques, rios para a prática de esportes, bóias e um restaurante tradicional. O denominado Bote do Rio Formoso é um passeio que dura aproximadamente 1:20 de descida numa calma correnteza de um rio largo, fundo e azulado, aleatoriamente nos deparamos com uma pequena corredeira pra dar uma animada no percurso. Os instrutores ou 'remadores' são bem humorados e criativos nos proporcionando maior conforto e segurança na descida, crianças a partir de 5 anos já podem participar do passeio sem perigo algum. O atendimento da portaria do Eco Park conta com profissionais estruturados e bem informados, todavia o mecanismo de atendimento do restaurante é um dos mais complicados e ridículos que presenciei na vida, vou tentar explicar: Pra almoçar, além de não sermos orientados na portaria que temos que pagar antes, chegamos no restaurante, sentamos, percebemos que tem uma fila que provavelmente seria pra se servir (Uooow que descoberta fantástica em Vini), alguns com papeizinhos na mão, vários com fichinhas, uns com cartõezinhos e outros com porra nenhuma (É nesses que eu me enquadro), o nosso rango já estava pago, então eu tive que buscar um papel na portaria que já devia estar lá, (Ah beleza meu, to de férias mesmo pra que a dor né?), busquei o papel, dei pra moça, entramos na fila semelhante a do INSS, fizemos aquela pratada e sentamos, e a bebida? Isssooo, tivemos que ir la na desgrama da portaria novamente pegar um tal de cartão de consumo, que funciona mais ou menos como um cartão de crédito, você coloca 50 pau ou outro valor qualquer e gasta (Noosssa como é prático), enfim, depois de 6 ou 7 horas nesse vai e vem consegui dar a minha primeira garfada, a comida é bastante tradicional mas muito bem feita e saborosa, no cardápio tinha salada de tomate, repolho, macarrão, bife, arroz, feijão e o diferencial que foi o filé de pintado.
Bote do Rio Formoso - Bonito - MS |
Nosso segundo passeio se chama Rio do Peixe, onde nos encontramos com diversas cachoeiras e riachos para banho. O passeio é composto por diversos grupos, cada um com um guia, durante as 2 horas passamos por trilhas de mata fechada, às margens de um rio calmo e cristalino, onde pudemos ver cardumes e mais cardumes de Piraputanga (Peixe com cor dourada e laranja, bastante preservado no MS), e alguns Dourados em suas raras aparições. Com a autorização do guia podemos fazer flutuações, saltos, banho e massagem nas cachoeiras. Após um longo período de caminhada somos recebidos na sede da fazenda com um farto almoço caipira cujo cardápio é muito, mas muito a minha cara, feijão tropeiro, feijoada, arroz de carreteiro, escondidinho de carne seca, carne assada... (Ops, babei no teclado agora), após me extrapolar de tanto comer, fiquei sabendo que tinha nada mais nada menos que 80 redes para repouso ao lado de uma cachoeira (Acho que nem preciso entrar em detalhes dos sonhos que tive ali). Depois de tirar uma broa de uns 59 minutos, macacos chamam a atenção ao deixarem que crianças os alimentarem, enquanto araras tiram fotos nos ombros dos turistas em outro canto.
Rio do Peixe - Bonito - MS |
Deixamos por último o passeio mais esperado A Gruta do Lago Azul. Depois de aproximadamente 50 min do centro de Bonito passando por diversas paisagens rurais, entrada por uma fazenda. Contando com uma trilha de uns 100 mts bastante escorregadia e estreita, explorada e registrada em 1992 pela expedição denominada Franco-Brasileira encontraram-se em seus 90 metros de profundidade diversas amostras de fosseis de mamíferos dentre eles do pré-histórico Tigre Dente de Sabre e da Preguiça Gigante, a tíbia de um humano também foi encontrada, entretanto nenhum estudo foi avante para descobrir a idade de cada ossada.
Gruta do Lago Azul - Bonito - MS |
Nessa viajem, fiquei hospedado no conceituado Hotel Marruá. O serviço de quarto é responsável por 40% dos elogios que ouvi por lá, a camareira realmente deixa o quarto um brinco sem contar as obras de arte que a mesma faz com as toalhas de banho. Os quartos mais simples dispõe de ar condicionado, frigobar, televisão e cama de casal. O atendimento é bom, a piscina é bem limpa e há diversos locais para leitura e repouso. A cerveja Bohemia comia solto nas geladeiras do hotel (Por conta disso quase tive que lavar pratos na hora de fechar a conta). Uma das prioridades do hotel é o café-da-manhã farto e o ambiente aconchegante.
Hotel Marruá - Bonito - MS |
Fui conhecer a verdadeira noite Bonitense depois do segundo dia, confesso que fiquei surpreso, os artesanatos de lá são espetaculares (Muito diferente daquelas porcarias que encontramos na praia), a gastronomia faz muito juízo ao estado que é uma mistura de várias culturas, o prato típico de lá é Jacaré (Não tive a oportunidade de experimentar) e peixes de água doce em geral, eles gostam de tomar um tal de Tereré uma mistura de erva com água gelada. Para os amantes de um bom boteco (Sou eu!), lá existe inúmeros deles, cada um mais pitoresco do que o outro, rodízio de peixes, pizzarias, comida japonesa, e por ai vai. Existe uma fábrica de cachaça na cidade, se chama Taboa, o bar que promove a venda da mesma se tornou um dos meus favoritos ao redor do país, o design é uma mistura de rústico com punk, (Não entendeu?, um, um, bom, se trata de uma construção antiga com artefatos de madeira e com as paredes todas pichadas, você pode riscar a parede com o seu nome em qualquer lugar do bar), como todos comerciantes de Bonito são educados lá também não ia ser diferente, o rapaz me ofereceu uma degustação (Com um sorriso de orelha a orelha fiz um sinal positivo com a cabeça) antes mesmo de me servir a primeira dose ele me perguntou se eu queria provar todas (Nossa, só não aceitei porque eu iria sair carregado de lá e correr o risco de levar umas palmadas da mamãe).
O portal de Bonito são duas estátuas da famosa Piraputanga rodeada de uma graciosa fonte luminosa que fica na praça central concentrando um número grande de pessoas incluindo turistas, periguetes, gostosas, crianças e ambulantes. Tudo lá é caro, prepare os bolsos, depois prepare mais um pouco, ai sim você estará quase financeiramente habilitado pra passear em Bonito.
Olhando a cidade como um todo (Sem pesquisas, apenas no 'zóiomêtro')' imagino que a mesma é 70% movimentada pelo turismo 10% relacionados ao ramo alimentício e os outros 20% são as demais atividades, incluindo, postos de gasolina, lojas de conveniências, artesanatos e etc.
Cachaçaria e Restaurante Taboa - Bonito - MS |
Cachaçaria e Restaurante Taboa - Bonito - MS |
Nos 5 dias que passei por esse maravilhoso e inesquecível lugar infelizmente não pude conhecer tudo o que muito lá tem a oferecer, o que consta nesse texto, como todos os outros desse blog, são apenas pequenos relatos e percepções que tive em determinadas situações, cabe a cada um ter a curiosidade e a sabedoria de conhecer com seus próprios sentidos o que citei acima.Mesmo careca de saber que o Brasil não facilita financeiramente o seu auto-turismo é triste saber que nós brasileiros só temos visões pro mundo exterior, tanto porque trabalham melhor o marketing nas nossas emissoras.Rio Formoso - Bonito - MS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário